É preciso muito cuidado ao se utilizar a Internet para realizar transações bancárias. A Polícia já descobriu quadrilhas de golpistas que conseguem 'clonar' o site de um banco e utilizar os dados nele inseridos para realizar diversas operações fraudulentas.
Procure trocar sua senha de acesso ao banco pela Internet constantemente e lembre-se de misturar números e letras para dificultar sua descoberta.
Só realize esse tipo de transação num equipamento confiável, que disponha de programas antivírus periodicamente atualizados. Jamais realize operações em equipamentos públicos ou que você não conheça.
Não utilize sites que não confie plenamente, especialmente se tiver de fazer algum download (transferir arquivos para o seu computador).
Vírus podem ser transmitidos pela simples “navegação” em certas páginas na Internet.
Não pense duas vezes! Não abra e delete imediatamente e-mails não solicitados, ou de origem desconhecida, principalmente se tiverem arquivos anexados ('atachados') e com as terminações .exe, .ini ou .bat, que normalmente têm vírus em seu interior.
Procure utilizar as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas. Isso porque normalmente elas possuem os melhores mecanismos de segurança contra fraudes.
Ao realizar pagamentos ou qualquer outra operação financeira, tenha certeza que está no site de seu banco. Para tanto, clique sobre o cadeado ou chave de segurança que aparece na tela quando se entra numa área segura.
Em caso de dúvida sobre a segurança no site que está utilizando, procure o gerente ou entre em contato com o banco, sem completar a operação. A prevenção ainda é a melhor dica de segurança que podemos dar.
Firewall - Sistema de segurança que protege uma rede de computadores de acessos não autorizados.
Hackers - Indivíduos maliciosos e intrusos que tentam obter acesso a informações confidenciais com o intuito de mostrar que são capazes de invadir ambientes virtuais.
Crackers - São invasores de ambientes virtual, mas diferente dos hackers, não se contentam com a “simples invasão”, fazendo verdadeiros estragos no ambiente virtual, através de ações criminosas.