Espécie: Capsicum chinense
Origem: Índia.
Também conhecida como Naga Jolokia, Bhut Jolokia, Raja Mirchi, Dorset Naga, Saga Jolokia, Nagahari, Bih Jolokia ou Borbih Jolokia. Toda essa confusão de nomes explica-se pelo fato de a Índia, seu país de origem, possuir várias regiões com muitas línguas e dialetos, daí existirem tantos nomes diferentes para a mesma variedade de pimenta.
A notícia da existência dessa pimenta caiu como uma bomba no meio dos “pimenteiros”, pois seus cultivadores alegavam que ela possuía uma pungência maior que a lendária Red Savina Habanero, que entrou para o livro dos recordes em 1994 com 577.000 SHU. Recentemente essas suspeitas se confirmaram com as análises feitas pelo Chile Pepper Institute of New Mexico State University, que acusaram um nível de capsaicina de 1.001.304 SHU. Em 5 de fevereiro de 2007 recebeu do Guinness Word Records, Ltd. o título de pimenta mais ardida do mundo. Pode-se obter mais detalhes em: http://www.fiery-foods.com/dave/sagajolokia.asp. A planta, como a grande maioria das C. chinenses, gosta de climas úmidos com noites quentes, podendo atingir até 120 cm de altura. Possui hastes verdes com presença de antocianina nodal. As folhas possuem o aspecto estampado típico das C.chinenses, verde-escuras, com formato oval, nas dimensões de 10 a 14 cm de comprimento por 5 a 7,5 cm de largura.
Suas flores, em número de 2 a 5 por nó, com pedicelo inclinado na antese, possuem anteras azuladas e corolas branco-esverdeadas sem manchas na base dos lóbulos. Um aspecto interessante sobre essa variedade é que suas anteras apresentam um número muito reduzido de grãos de polém, portanto em plantas isoladas da presença de insetos polinizadores, é imprescindível a polinização artificial com o uso de um cotonete, pois sem isso a produção de frutos será muito reduzida.
Possui frutos pendentes, alongados, de superfície irregular um tanto enrugada, nas cores verde escura (imaturo) a vermelho brilhante (maduro), apresentando constrição anular na junção cálice/pedicelo. Medem entre 5 e 7 cm de comprimento por 2,5 a 3 cm de diâmetro. Contêm poucas sementes (uma média de 15 por fruto) que germinam em um período de 10 e 14 dias, com a colheita dos frutos maduros iniciando entre 115 a 120 dias após a semeadura.
Deve-se tomar cuidados especiais ao se manusear os frutos, pois são hiper super picantes mesmo quando verdes. Aconselha-se usar luvas de látex com boa espessura e não tocar em nenhuma parte sensível do corpo, protegendo especialmente os olhos e mucosas. Evite o contato de crianças com os frutos e lave muito bem as mãos e os instrumentos de cozinhas usados.
Frutos assim com pungência tão alta têm pouco uso culinário e são mais usados pelas indústrias, na extração de capsaicina. Em sua região de origem algumas vezes á usado para produção de caril muito picante ou em molhos preparados a partir de um pedacinho da pimenta para uma grande quantidade de molho de tomates. Agora, se você é muito corajoso e deseja realmente usa-la em sua cozinha, pode utilizá-la como qualquer Habanero, lembrando apenas que ela pode ser até 5 vezes mais forte.
A pimenta é chamado de diferentes nomes em diferentes regiões. Um artigo no jornal Asian Age afirmou que especialistas em Assam está preocupado com uma distorção da nomenclatura coloquial de "Bhot" para "bhut", dizendo que esta palavra foi mal interpretado pela mídia (ocidental) que significa "fantasma". O artigo afirmava que as pessoas que vivem ao norte do rio Brahmaputra chamar a pimenta "Bhot jolokia", "Bhot" significado "da Bhotiya origem", ou algo que veio das montanhas do Butão adjacentes, na margem sul do rio Brahmaputra
BHUT JOLOKIA,Veja os efeitos da pimenta mais forte do mundo:
Resultado do teste da pimenta Assam Bhut Jolokia realizado no escritório dos Jolokianos. Depois de 16 minutos de sofrimento, voltei ao normal para descrever as sensações do coice que tomei no estômago. Incrível a ardência dessa monstra. Não tentem fazer esse teste em casa! Assista ao vídeo: